segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O PIOR MOMENTO ALGUMA VEZ VIVIDO NA VIVANIMAL

É com um grande sofrimento com vos escrevo a vós, amigos e sócios da VIVANIMAL neste momento.
Cabe-me dar a noticia do pior dia vivido nesta associação, não tenho de momento mais palavras para o descrever.

Informo a todos do falecimento da presidente desta associação, essa grande mulher que era a Teresa Lopes.
Enérgica, jovem, cheia de ideias, não havia um dia em que não salvasse um animal. Quando não eram ninhadas deles.
Por não saber dizer não, muitos a ela recorriam sempre em busca do salvamento de mais e mais e mais animais. Numa incessante agonia.

Ás vidas que salvou já se perdeu a conta. Posso afirmar que desde Janeiro, foram mais de uma centena.

Muito podia escrever sobre ela, mas creio que é momento de luto de introspecção.

Só tenho um desejo que convosco quero partilhar: que toda a sua saúde gasta nesta causa, toda a sua constante dedicação para além dos limites do "humanamente possível", que tudo o que construiu não tenha sido em vão e se evapore na inércia de todos nós.

A Vivanimal terá de se aguentar sem esta grande mulher, mas em seu nome o fará pois outra coisa não faria sentido.
Neste momento a associação tem duas cadelinhas mãe com ninhadas. Temos mais de 20 gatinhos até 3 meses de idade. Quem puder adoptar, ser FAT, acolher até a associação conseguir recompor-se agradecemos do fundo do coração, pois estamos perdidos.


Admirávamos-te, acompanhávamos-te.
Até sempre minha querida amiga, estarás sempre no meu coração e na vida das centenas que salvaste.

O mundo sem ti ficou muito mais pobre, hoje o dia caiu carregado de nuvens escuras, perdeu a luz radiante do sol de verão muito mais rápido.
Vais fazer TANTA falta a TANTOS.



P'la vivanimal

Susana Guimarães

protege-nos amiga estejas onde estiveres, dá-nos força para continuar esta luta.



deixo-vos um email que a vivanimal recebeu honra da nossa querida Teresa. A D. Manuela escreveu tudo o que eu, que privei de muito perto com a Teresa, penso sobre esta fatalidade.




Manuela Gomes
24 de Agosto de 2009 18:37

Olá.

Penso isto, deixem-mo partilhar.

Não conhecia pessoalmente a Teresa Lopes mas recentemente recebi um mail da VivAnimal, pedindo ajuda para liquidação de dívidas contraídas com tratamentos e alimentação de animais, bem como apoio na causa animal. Parece que a Teresa albergava pessoalmente animais e naturalmente que situações como a falta de apoio, a incompreensão de outros, a incerteza e angústia na resolução dos casos, as despesas acumuladas e as previstas, já para não falar do sofrimento dos animais que tratava, geram sobrecargas emocionais que, mais cedo ou mais tarde se reflectem na saúde física e, até, psicológica.

Quanto a mim e independentemente de outras razões que desconheço, o abandono e maus-tratos de animais está relacionado com o falecimento da Teresa Lopes: o desprezo, de outros, pelo bem-estar dos animais, levou ao cuidar dos animais, pela Teresa Lopes; a falta de carinho, de outros, pelos animais, levou a que a Teresa Lopes preenchesse tanto o seu coração e a sua mente que, talvez, isso não lhe tenha deixado tempo ou atenção para cuidar de si mesma; a irresponsabilidade de outros, levou a que a Teresa se responsabilizasse demasiado pelos animais que necessitavam de ajuda. Por isso, para mim, a morte da Teresa Lopes é um crime. E os culpados são todos os cobardes, insensíveis, cidadãos vulgares ou políticos que não agem correctamente e tomam as medidas necessárias, para que pessoas como a Teresa Lopes não sintam necessidade de se envolver tão sofridamente na protecção animal. Os animais são inocentes, as pessoas são culpadas e a Teresa Lopes foi – É – uma santa.

A melhor maneira de fazermos a Teresa Lopes saber que os seus esforços não foram em vão e que a causa a que se dedicou mereceu a sua vida é continuarmos a apoiar a VivAnimal ou a sua herança, comprometendo-nos a ajudar e, sobretudo, a dar solução às situações deixadas em aberto, nomeadamente, cuidar dos animais que agora estavam sob a sua protecção. Mas, sobretudo, tentar que tal carga não recaia, novamente, nos ombros de uma só pessoa ou de poucas como as que constituem a VivAnimal. Como vemos, é efectivamente demasiado. Daí que eu relembre o mail que no passado ano circulou, pedindo união entre Associações e, até, fusão de algumas em estruturas mais bem aliçercadas ou mais dotadas de meios, partilhando assim esforços, voluntários e recursos. Utopia, falava-se… Não acho: a morte de alguém profundamente envolvido alerta-nos para os riscos de um trabalho, senão, isolado, pelo menos demasiado activo para as restantes necessidades da nossa vida: amor, trabalho, carreira, saúde, família. Sabendo que, face a opções a tomar como a saúde de um familiar ou aceitar um emprego deslocado, perante a vivência da causa animal de forma intensa (porque necessário!!!), no final, os animais perderão quem mais se lhes dedicava. Unamo-nos, então, mais, agora e no futuro. Procuremos mais apoios, novos apoios, novas formas de lidar com as constantes situações aflitivas que compõem a protecção animal. Para bem deles e nosso.

Um grande abraço. E, como uma ocasião li, “não chores, porque acabou mas sorri, porque aconteceu”: e o que aconteceu foram todos os salvamentos de animais, pela Teresa Lopes! Obrigada, Teresa, por tudo o que de bom lhes fizeste, por viveres de acordo com a tua consciência e capacidade de amar!

Obrigada, também, a todos(as) vós.

Manuela Gomes

--
www.vivanimal.com

http://vivanimal.hi5.com

http://animal-vivanimal.blogspot.com

12 comentários:

  1. A morte é tão injusta!
    Apesar de não ter tido o privilégio de conhecer a Teresa, sinto-me desolada com o seu falecimento!
    Sem dúvida que o mundo fica mais pobre com a sua ausência; por isso que o seu falecimento seja um motivo para nos unirmos e lutarmos cada vez mais para que possamos, de alguma forma, colmatar a sua falta nesta grande luta de ajudar os animais que precisam de nós.
    As minhas condolências à família.

    ResponderEliminar
  2. Sinto muito...que descanse em paz e vele por todos os animais que protegeu na terra. Os meus sentimentos a toda a família amigos..

    ResponderEliminar
  3. Sou sócia da Vivanimal. Apesar de não ter conhecido a Teresa pessoalmente, hoje estou a sentir-me como se tivesse perdido uma grande AMIGA! Um grande vazio, uma perda enorme de um ser humano maravilhoso...
    À noite vai brilhar mais uma enorme estrela no céu!!!
    As minhas sentidas condolências à família.

    Elsa Regadas

    ResponderEliminar
  4. É com muitos latidos de tristeza que recebemos a triste noticia.....
    Uma pessoa como a Teresa nunca será esquecida por nós e pelos humanos que cuidam e nos protegem...
    Muitas lambidelas destes amigos que acreditam que mesmo longe fisicamente, estará sempre a ajudar:)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia a Teresa mas sei que foi uma grande amiga dos animais.
    Em nome da Ani São Jão queremos deixar-vos uma palavra amiga e de coragem! A Teresa estará lá no outro lado da ponte do arco iris a olhar por vocês!

    À familia apresntamos também os nossos sentidos pesames neste momento tão dificil.

    Sabemos que vocês vão continuar a lutar pelos amigos de 4 patas, tal com a Teresa o faria.

    Muita coragem e um abraço sentido

    ANI SÃO JOÃO

    ResponderEliminar
  6. Teresa não te conhecia, tou triste com a tua partida. Mas sei que onde quer que estejas vais continuar a proteger os nossos grandes amigos...

    Um grande abraço....

    ResponderEliminar
  7. Foi com muita tristeza e amargura que recebemos esta trágica notícia...
    A Vivanimal perdeu a sua líder, mas a humanidade perdeu uma guerreira desta batalha tantas vezes inglória.
    Ficamos mais pobres, sem qualquer dúvida! Todavia acreditamos, Teresa, que o teu esforço, dedicação e sacrifício não terá sido em vão e será motivo para sermos mais fortes e lutarmos incessantemente por aqueles que defendeste durante a tua vida.
    Da parte da Aanifeira, tudo faremos para, onde quer que estejas, possas ver um mundo muito diferente daquele que deixaste para trás, onde o respeito pela Vida, seja ela de que espécie for, exista acima de tudo.

    Sentidos pêsames ao filho e família onde se incluí a Vivanimal
    Da família Aanifeira

    ResponderEliminar
  8. Hoje um filho perdeu uma Mãe, dois pais perderam uma Filha, uma associação perdeu a sua Alma e dezenas de animais perderam a sua Protectora.
    É um dia triste, um dia em que o Mundo fica mais pobre. Mas é também um dia para recordar as centenas de histórias de animais feridos, abandonados e mal tratados que tiveram um final feliz graças à Teresa. Um dia para nos orgulharmos de termos batalhado ao lado da Teresa por um mundo mais justo e mais compassivo para os animais. A Teresa viveu pouco tempo, mas deixou-nos um legado enorme, de abnegação, de solidariedade e de uma dedicação extrema à protecção animal. A melhor forma de honrarmos a sua memória será continuarmos a trabalhar pelo nosso ideal comum.
    Deixamos, da parte de toda a equipe da Associação Animais de Rua, um abraço forte e sentido à Família da Teresa e a todos os membros da VivAnimal.

    ResponderEliminar
  9. A Teresa... a nossa Té, como nós família, sempre a conhecemos... sempre a chamamos! Uma Pessoa como muito poucas, que se dedicou sem barreiras aos outros, aos animais, aos seus grandes amores... Ainda me recordo de te visitar e ver o teu "quarto de persas"... como os anos passam! A partir desse momento, incutiste em mim um amor desenfreado por todos aqueles que são os nossos verdadeiros amigos! Ja tres gatinhos vieram parar à minha mao, vindos de ti, e como me orgulho de os amar como a verdadeira gente... Como tu sempre fizeste!
    Doi muito a tua perda, doeu muito ver-te partir desta maneira, doi muito saber que nunca mais vamos sentir a tua energia, a tua vivacidade, a tua bondade e nunca mais vamos dizer... "LÁ VAI A TÉ ATRÁS DOS ANIMAIZINHOS" ... como tinhamos orgulho daquilo que eras e temos orgulho daquilo que construiste...

    A vida é efemera mas neste mundo fizeste mais do que muitos: deste a tua vida àqueles que "não se podem defender" e isso jamais será esquecido!

    Como disse o teu pai: "Filha, so queria que estivesses aqui para ver toda esta gente que veio aqui por ti"... Eu sei que viste, eu sei que vais continuar junto de nós, eu sei que mesmo do outro lado vais continuar a acompanhar o Ruizinho, a tua família e os teus queridos animais...

    Obrigada por tudo Teresa...

    Obrigada a todos aqueles que estiveram presentes neste momento dificil e por tudo o que fizeram para provar que a Teresa jamais cairá no esquecimento...

    Jamais te esqueceremos... a dor dará lugar à saudade e esta às boas memorias e recordações. A todos aqueles que conviveram muito de perto com a Teresa peço... Não deixem morrer tudo o que ela ajudou a construir... Era tudo o que ela mais vos iria pedir...

    Até sempre Teresa...

    Amamos-te***

    ResponderEliminar
  10. Não conheci a Teresa mas estou triste. A vida é muito injusta! As pessoas como a Teresa que dedicam as suas vidas a ajudar a salvar vidas dos nossos amigos de 4 patas estão sujeitas a um stress tremendo quer por não poderem acudir e salvar todos, quer pelo imenso trabalho e dedicação que estas causas exigem. Como a Teresa gostava de ter seguido medicina veterinária e dedicar-me aos animais. Infelizmente a minha vida deu muitas voltas e hoje tento ajudar de outras maneiras.
    Tenho a certeza que a Teresa onde estiver está a proteger os seus amigos
    Teresa Peixoto

    ResponderEliminar
  11. O meu nome é Helena e venho em meu nome e do refugio das patinhas mostrar o nosso mais profundo pesar por esta perda tão fortemente sentida no mundo dos animais. Não tive o privilégio de conhecer a Teresa mas tenho a certeza que alguém que dedicou a vida a esta causa tão desgastante neste momento está a olhar por nós e por todos os meninos com que nos cruzamos...Sei que irá continuar o seu trabalho!!!um grande abraço à família e à viva animal!!!

    ResponderEliminar
  12. Não há palavras para o que senti quando recebi a noticia.....
    Tinhamos um cafézito combinado e pensei em te ligar no sábado (22/08) pois estava sozinha.Devia ter-te ligado....
    O que posso dizer é que gostava ( e gosto) muito de ti Teresa, e penso que o sabias, apesar do pouco tempo que tivemos juntas.
    Sei que eras minha Amiga, e vi, senti bem cá no meu peito, o que fazias pelos Animais,o Amor que lhes tinhas....
    tantas vezes me disseste que isto podia acontecer...........e aconteceu.
    O Totas bem sabia o quanto tu eras especial.......
    Obrigada por tudo linda :) e sei que continuarás a ajudar TODOS os que precisam, estejas onde estiveres...e que estejas em PAZ

    Os meus sinceros sentimentos a todos os que te amam.

    Com carinho,

    Rita Coelho

    ResponderEliminar

Agradecemos o seu comentário!